Na quinta-feira (19/05) a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realizou uma atividade com as crianças que participam das oficinas do Cras, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade foi ministrada pela coordenadora do Cras, Elidiane P. Rangel, a assistente social Nádia Rebechi e a psicóloga Gabrieli Ferron, para trabalhar a prevenção com as crianças.
Conforme a psicóloga Gabrieli Ferron, o tema foi abordado de forma lúdica através de um corpo que as próprias crianças desenharam, trabalhando o conhecimento e o respeito em relação aos seus próprios corpos. “Infelizmente o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes é alarmante, portanto nosso objetivo foi trabalhar de forma preventiva, demonstrando como essa violência pode acontecer para que no caso de passarem ou conhecerem algum amigo que está passando, saibam identificar como violência e tenham coragem de denunciar”, destaca a psicóloga.
Gabrieli também salienta que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o Conselho Tutelar recebem denúncias de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. “Sempre é bom lembrar que nós também recebemos denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como o Conselho Tutelar. É obrigação de todos denunciar e proteger nossas crianças e adolescentes”, finaliza.