Outubro Rosa: campanha incentiva mulheres nicolauenses para prevenção do câncer de mama

OR

O outubro Rosa é o mês de prevenção do câncer de mama, doença responsável pelo adoecimento e morte de inúmeras pessoas, em especial as mulheres.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, em todo ano de 2018 a estimativa é de cerca de 59 mil casos desse tipo de câncer, por isso é de extrema importância que se faça anualmente exames de rotina, seja avaliação clínica das mamas ou exames de imagem como mamografia, nos casos de mulheres acima de 40 anos.

Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro lança a campanha “Outubro rosa: dupla solidária”. Durante este mês, como forma de incentivar as mulheres a realizarem sua prevenção contra o câncer de mama, será sorteado um prêmio para cada integrante da dupla que comparecer ao Posto de Saúde até o dia 31 de outubro. A intenção é que cada nicolauense convide uma mulher para ir ao Posto de Saúde realizar uma consulta sobre prevenção ao câncer de mama.

Como irá funcionar:
Convide sua mãe, tia, vizinha, amiga, sogra, ou conhecida, para comparecer ao Posto de Saúde e consultar para avaliação das mamas. Nessa consulta será realizado exame clínico, orientações sobre autoexame das mamas, prevenção, fatores de risco e mamografia.

Para cada dupla será entregue um número para participar do sorteio que acontecerá no 01 de novembro nas dependências do Posto de Saúde. A intenção é que a comunidade nicolauense cuide de suas mulheres, por tanto, se o marido, filho, genro, amigo levar uma mulher ao Posto de Saúde, também será contabilizado como dupla, e também receberá orientações e consequentemente participará do sorteio.

Apenas duplas poderão participar do sorteio, sendo assim, aquelas mulheres que já estão agendadas para consulta com a Drª Alessandra, só poderão concorrer ao prêmio se levarem outra mulher que ainda não fez exame de rotina no ano de 2018.

Destaca-se que a campanha dupla solidária é um incentivo ao fortalecimento do cuidado com as mulheres e da importância da prevenção.

Shaiane Goulart