Município desenvolve projeto de prevenção ao suicídio

IMG 20180918 WA0006

Neste mês está ocorrendo a Campanha Setembro Amarelo. E dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil diversas ações são pensadas com a finalidade de conscientização da população para o cuidado com a saúde mental. A Campanha tem como slogan “Falar é a Melhor Solução”, pois quando as pessoas não conseguem encontrar maneiras de expressar suas dificuldades tendem a realizar por meio de atuações, atos que podem ser muito destrutivos, no qual sua forma mais grave é o suicídio.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro desenvolveu um projeto denominado “Mural Itinerário” que teve início neste mês e irá ocorrer ao longo dos próximos dois meses.

“Este mural irá circular nas repartições públicas, e no período que ali estiver, ficará sob cuidado dos funcionários”, explica a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Jordana Peter. Este será um símbolo que permitirá abertura de espaço na rotina diária de trabalho para que os servidores públicos façam uma parada e reflexão. No momento da entrega, a psicóloga do município Cláudia Della Méa e a enfermeira Jordana Peter, farão uma breve fala a respeito da importância do cuidado consigo e com o próximo.

“Pensar em prevenção ao suicídio é pensar em cuidar de quem está perto, pensar nossa vida, projetos futuros, sonhos. E isso precisa estar em evidência todos os dias, não apenas neste mês”, destaca a psicóloga Cláudia.

Fotos: Cláudia Della Méa
Texto: Shaiane Goulart - Assessoria de Imprensa