II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Nicolau Vergueiro

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (27/10) a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nicolau Vergueiro. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, foi realizado no Clube de Mães Boa Amizade e contou com a presença do prefeito Geraldo A. Muniz, do vice-prefeito Delmar A. Diehl, da coordenadora do CRAS, Elidiane P. Rangel, da presidente do COMDICA, Nádia Rebechi, secretários municipais, professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, além da comunidade em geral.

Durante a conferência, o palestrante Getúlio Martins Silveira Júnior discorreu sobre o tema central: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O momento foi de grande interação entre o palestrante e o público presente, com a participação expressiva dos alunos nicolau-vergueirenses.

De acordo com a presidente do COMDICA, Nádia Rebechi, antes da conferência foi efetuado um trabalho com as escolas municipais e estadual, onde foram abordados em sala de aula os cinco eixos norteadores do debate. “Anterior à conferência, foi realizado um trabalho conjunto com as escolas. Desta forma, os alunos participaram da conferência tendo conhecimento do que iria ser tratado, o que enriqueceu ainda mais o encontro”.

Getúlio finalizou sua palestra alertando os participantes acerca da violência contra as crianças e adolescentes. “A cada 15 minutos uma criança ou adolescente sofre violência sexual, 86% dos casos dentro de casa. Quem viola não tem cara, cor, crença, classe social. Quem viola ajoelha, chora e diz que não”, enfatizou. Após a palestra, o público presente discutiu e definiu as propostas para cada eixo temático.

A presidente do COMDICA avaliou positivamente a realização do evento e destacou sua importância. “A efetivação da II Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi um momento histórico em nosso município, pois é um espaço de debate e de auto afirmação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A quantidade de público foi surpreendente, bem como a participação e a construção de propostas em âmbito municipal, estadual e nacional. Pudemos contar com mais de 200 crianças e adolescentes debatendo, dialogando e apresentando suas ideias ao grande público. Foi simplesmente o máximo”, afirmou Nádia.

Veja as propostas definidas durante a conferência: Propostas da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente