Saúde mental é tema de palestra em Nicolau Vergueiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro realizou na última sexta-feira (23/09), no Clube 25 de Julho, uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo — campanha de prevenção ao suicídio — com enfoque na influência dos agrotóxicos na saúde mental. A ação teve como objetivo principal alertar sobre o uso correto dos agrotóxicos, para evitar consequências na saúde mental dos agricultores, visto que diferentes estudos científicos apontam que a intoxicação por agrotóxicos pode aumentar as chances de quadros depressivos, além de ocasionar danos físicos. O evento contou com explanação do Engenheiro Agrônomo Eugênio Felipe Ernani, da Enfermeira Jordana Peter e das Psicólogas Cristiane Palaoro e Gabrieli Ferron.

O Engenheiro Agrônomo Eugênio Felipe Ernani discorreu sobre os cuidados ao utilizar e manusear os defensivos agrícolas, bem como da importância do uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e do armazenamento e descarte correto das embalagens. Além disso, destacou que produtos que possuem menor odor não necessariamente são menos tóxicos. “Muitas vezes os produtores acham que um defensivo com cheiro mais fraco não é tóxico como os de cheiro mais forte, mas todos os agrotóxicos podem causar intoxicação se mal utilizados”.

A enfermeira Jordana Peter compartilhou sobre suas experiências na Unidade Básica de Saúde e sobre como não é simples diagnosticar a intoxicação pelo uso de agrotóxicos. “Os pacientes nos procuram e na maioria das vezes nos relatam uma crise de enxaqueca, problemas gastrointestinais, mas não mencionam que manusearam defensivos, aí precisamos ir perguntando, questionando sobre seus hábitos, para então descobrir a intoxicação pelo mal uso dos agrotóxicos”. Ainda, mencionou os casos de utilização de produtos clandestinos e de como é preciso repensar essas atitudes para valorizar a vida, que é o bem maior de todos.

As psicólogas Cristiane Palaoro e Gabrieli Ferron abordaram os sinais de alerta para reconhecer pessoas que estão enfrentando um quadro depressivo e, em casos extremos, que estão com ideação suicida e destacaram a importância de procurar ajuda profissional. Cristiane finalizou salientando a relevância da utilização dos medicamentos prescritos às pessoas com transtornos psicológicos. “É muito importante que as pessoas tomem seus remédios da forma prescrita e não ajam por conta própria. Muitas vezes um paciente usa o medicamento, percebe a melhora, resolve parar de tomar e volta a não se sentir bem; por isso, é fundamental seguir as orientações médicas”.

Folders com os principais sinais de alerta para identificar pessoas que estão com problemas psicológicos foram distribuídos aos presentes durante a palestra. Além disso, com o objetivo de verificar o nível de intoxicação por agrotóxicos, ao final do encontro requisições de exames foram distribuídas aos agricultores participantes.