Audiência trata sobre o ingresso do município na AICE

Ocorreu na última terça-feira (19/07), na Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública para discussão do ingresso do município de Nicolau Vergueiro na Associação Internacional de Cidades Educadoras - AICE. O encontro contou com a participação da Profa. Dra. Adriana Dickel, Coordenadora do Programa das Cidades Educadoras na UPF, do vice-prefeito Delmar A. Diehl, da secretária de Educação e Cultura Priscila Muniz, da coordenadora de Cultura Ana Paula Stumpf, do assessor pedagógico Samir Casagrande, professores, atendentes e população em geral.

Fundada em 1994, a Associação Internacional de Cidades Educadoras é uma associação sem fins lucrativos formada por governos locais comprometidos com a educação como ferramenta de transformação social, promovendo o intercâmbio de ideias, reflexões e boas práticas. Para se tornar uma Cidade Educadora o município deve se comprometer a reger-se pelos princípios e valores inscritos na Carta das Cidades Educadoras.

Durante a audiência foi apresentado o conceito de Cidade Educadora e as ações desenvolvidas no município que já atendem aos princípios da Carta das Cidades Educadoras. Dúvidas foram sanadas e a Profa. Dra. Adriana Dickel aprofundou o diálogo acerca do conceito de Cidade Educadora e dos preceitos da Carta que rege os membros da associação. Ao final, foi questionado aos presentes se o município de Nicolau Vergueiro deve ingressar na Associação Internacional de Cidades Educadoras e a decisão foi unânime, todos os presentes foram favoráveis à adesão ao movimento internacional.