Profissionais participam de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista

Profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde do município de Nicolau Vergueiro participaram, na última sexta-feira (10/06), de uma capacitação com o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) - APAE de Passo Fundo, no auditório do Campus II da UPF. O encontro foi a primeira etapa de uma formação promovida através do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe.

O programa TEAcolhe foi implementado pelo Decreto Estadual nº 55.824 de 05 de abril de 2021, cujo objetivo é regulamentar as diretrizes para a implementação e a execução da lei nº 15.322, de 25 de setembro de 2019, que institui a Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Por meio do programa, o Centro Regional de Referência em TEA visa qualificar profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social e fortalecer as redes que atendem as pessoas com TEA e suas famílias.

A primeira etapa da formação, intitulada “Transtorno do Espectro Autista: compreendendo os conceitos básicos", foi conduzida pelo neurologista Dr. Cassiano Mateus Forcelini e pelo neuropediatra Dr. José Renato Donadussi Pádua. A próxima etapa será no dia 22 de junho, com o tema “Investigação diagnóstica e etiológica; genética do TEA” e, até o final de julho, haverá ainda mais dois encontros.

formao tea