Dia do Índio é marcado por atividades nas escolas

O Dia do Índio, celebrado anualmente no dia 19 de abril, foi marcado pela realização de atividades sobre o tema nas escolas municipais de Nicolau Vergueiro, com o objetivo de ensinar e conscientizar os alunos sobre a importância dos povos indígenas para a história do Brasil.

As professoras da EMEI Gelso F. Ribeiro e EMEF José do Patrocínio promoveram momentos de reflexão, histórias e brincadeiras envolvendo a cultura indígena, atendendo a determinação da Lei 11.645/08 que tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio.

A secretária de Educação e Cultura, Priscila Muniz, destacou a importância de abordar a história e cultura indígena nas escolas. “É muito importante que as escolas atuem cada vez mais inserindo essas pautas nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, promovendo o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com a história e cultura indígena. Embora seja lei desde 2008, ainda há muito trabalho a se fazer no que diz respeito a valorização dessas histórias e culturas, essenciais para a formação do país”, enfatizou Priscila.

147a112a e25d 425d a48a 20e61f173dd4