Nota de Esclarecimento sobre a dedetização de bueiros

A Secretaria Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro, através do departamento de Vigilância Sanitária, vem prestar esclarecimentos com relação ao controle de vetores e pragas urbanas, após inúmeros pedidos para a dedetização de bueiros e bocas de lobo.

Conforme a portaria nº 361/2013 e Nota Técnica SES/CEVS/DVAS nº 01/2013, a prática de dedetização através da técnica “Fog”, desenvolvida no passado e conhecida como “FUMACÊ”, está PROIBIDA em vias públicas, pois a utilização de controle químico em áreas urbanas expõe a população em geral a significativos riscos, além de contaminar água, solo e ar.

Além disso, a dedetização através da aplicação desses produtos químicos apresenta baixa efetividade, visto que insetos e roedores vem apresentando resistência aos diversos venenos. Portanto, além de não eliminar o problema, a aplicação gera irritação química, fazendo com que esses animais invadam as residências em busca de abrigo, água e alimento.

Destaca-se que a proliferação de insetos e roedores está diretamente ligada à deposição de matéria orgânica no ambiente. Desta forma, medidas simples como evitar jogar alimentos em bueiros, manter residências, quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de materiais em desuso, livres de sujeiras e lixo, são eficazes e contribuem para o controle de pragas.

O departamento de Vigilância Sanitária está à disposição para mais informações e orientações.

NOTA SECRETARIA SAUDE