Nicolau Vergueiro executa projeto de separação adequada dos resíduos sólidos

PHOTO 2018 06 18 16 53 06No dia 18 de junho encerrou a primeira etapa do projeto de separação dos resíduos sólidos e compostagem na Prefeitura de Nicolau Vergueiro. O projeto contou com a iniciativa da Fiscal Ambiental, Camila Dal Piva Sgarbi, com apoio do Secretário de Educação, Marcos Alisson Suptitz, e a parceria da Emater.

O principal objetivo do projeto é a conscientização dos funcionários públicos sobre a separação do lixo, bem como a utilização da matéria orgânica para compostagem. “Em nosso município não há coleta seletiva, começamos com esse projeto primeiramente dentro do Poder Público, para que na sequência possamos ampliar e contar com toda a população, esse com certeza é o objetivo principal,” destacou Camila.

Foram adquiridas lixeiras e distribuídas em 10 repartições públicas, incluindo as escolas municipais e estaduais e a creche municipal. Todo o resíduo orgânico de cada departamento será depositado em uma composteira construída na Escola José do Patrocínio, junto com uma horta que servirá para produzir verduras e legumes para os alunos utilizando do húmus produzido pela compostagem.

Dia 05 de junho foi celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente e no decorrer do mês estão sendo desenvolvidas ações em prol do mesmo.

Marcos ressalta a importância da separação do lixo, e também a diminuição dos impactos causados pela destinação correta desse material lembrando que é de responsabilidade de cada cidadão que o produz.