CRAS faz referência ao "Fevereiro Roxo e Laranja"

O mês de fevereiro reúne duas campanhas de conscientização, podendo ser chamado de “Fevereiro Roxo e Laranja”.

➡️ O Fevereiro Roxo faz um alerta sobre a Fibromialgia, o Lúpus e o Mal de Alzheimer, doenças que não tem cura, mas que podem ser diagnosticadas precocemente.

A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo durante longos períodos. Também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
.
O Lúpus afeta o sistema imunológico fazendo o organismo produzir anticorpos em excesso e provocando inflamações e lesões, que podem afetar os órgãos internos ou somente a pele.
Os sintomas podem incluir fadiga, manchas na pele, dores nas articulações e febre.
.
O Mal de Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Os principais sintomas são a perda de memória e confusão.

➡️ Já o Fevereiro Laranja tem o intuito de conscientizar sobre a Leucemia, que é um tipo de câncer com início na medula óssea e que pode acometer desde crianças até idosos.
Os sintomas podem incluir fadiga, perda de peso, infecções frequentes, sangramento fácil ou hematomas, palidez, febre, perda de apetite, entre outros.

👉 O objetivo em comum das duas campanhas é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças, possibilitando um tratamento mais eficaz.
Portanto, com a manifestação de qualquer sintoma diferente, procure a Unidade Básica de Saúde do município.

Com o propósito de que a população tenha conhecimento da representatividade deste mês, o CRAS de Nicolau Vergueiro realizou a aplicação de um laço em uma árvore na Praça Municipal, utilizando as duas cores.

146905081 2737284043249429 6267209156248013277 o