Programa Saúde na Escola envolveu alunos em diversas ações

79713061 2386210925023411 2791691298875113472 o

Ao longo do ano de 2019, foram desenvolvidas diversas atividades nas escolas do município de Nicolau Vergueiro que envolveram tanto os profissionais da Secretaria da Saúde, como da Secretaria de Educação na execução do Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Dentre as atividades de educação em saúde desenvolvidas ao longo do ano, foram promovidas ações de combate ao Aedes Aegypti (desenvolvidas pelas profissionais Emaiara Sizinando e Elidiane Petry Rangel), alimentação saudável, cidadania e direitos humanos, saúde ambiental, saúde bucal, avaliação antropométrica, dentre outras.

Também foram realizadas avaliações individuais referentes à saúde bucal e avaliação antropométrica de todos os alunos da rede pública, estas desenvolvidas pelos profissionais em saúde, odontólogo Maurício Scapin Rogerio, a auxiliar em saúde bucal Marlise Maia, a nutricionista Andressa Pelinson e a enfermeira Jordana Jardim Peter.

A avaliação demonstrou que 30,39% (107 indivíduos) de todos os escolares do município de Nicolau Vergueiro (rede municipal e estadual) estão classificados em estado de sobrepeso ou obesidade segundo a avaliação antropométrica e 33,87% e o índice de prevalência de cárie dentária.

Ainda, os profissionais realizaram o comparativo entre a classificação do estado nutricional de sobrepeso e obesidade com a existência de cárie. Assim, de todos os escolares que estavam em sobrepeso/obesidade 56,86% destes também possuem cárie dental. Ou seja, cárie e excesso de peso coexistem, já que compartilham fatores contribuintes similares.

O aumento na frequência de refeições, particularmente aquelas ricas em alimentos altamente processados e com grande quantidade de açúcar (exemplos: refrigerantes, salgadinhos, frituras, macarrão instantâneo, sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados e outras guloseimas) têm sido associados com uma dieta não saudável e além de aumentar o risco de aumento de peso corporal, o maior tempo de contato dos dentes com esses alimentos pode ocasionar o aumento do risco de desenvolvimento de cárie dentária, além de fatores como a má escovação.

Fonte: Andressa Pelinson