Reunião discutiu sobre o PAA

78434943 2375271779450659 8850685629952950272 o

O Programa de Aquisição de Alimento (PAA) compreende a aquisição de alimentos diversos diretamente de agricultores familiares individuais e doações simultâneas às entidades da rede socioassistencial, aos órgãos públicos de alimentação e nutrição, à rede pública e filantrópica de ensino, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
O Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural promoveu no último dia 27 de novembro, em Porto Alegre – RS, um encontro com os coordenadores municipais para tratar de assuntos operacionais sobre o Programa. Neste dia foram repassadas informações sobre a atual proposta em andamento e estabelecido os passos para finalização da mesma.
No ano de 2019, o recurso total disponibilizado pelo Ministério para o PAA foi de 9.220.000,00. O total utilizado até o momento por todos os municípios foi de 6.638.883,52 e ainda tem-se um saldo disponível 2.581.116,48. Neste encontro, onde se fizeram presentes os coordenadores do PAA no nosso município, Marcos Alisson Suptitz e a nutricionista Andressa Pelinson, o município de Nicolau Vergueiro recebeu a liberação para executar o programa novamente nos meses de janeiro a abril de 2020 antes da liberação para a nova proposta prevista. Sendo assim, os passos necessários para realizar novamente a entrega das cestas básicas já estão sendo tomados.
Ainda nesse encontro, foram tratados assuntos relacionados à nova proposta com previsão para agosto de 2020, na qual o Estado aguarda um recurso total de 10.000.000,00.
Na foto, encontra-se o Diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DCOOP) – Flavio José Smaniotto, e a responsável pela assistência e suporte aos municípios do Programa, Bruna Fogiato, juntamente com os coordenadores do município.

Fonte: Andressa Pelinson