Amasbi realizou encontro em Nicolau Vergueiro

69436127 2282940462017125 7554083128399101952 n

O município de Nicolau Vergueiro foi sede de uma importante reunião da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi, na última sexta (16).

Além do Prefeito de Nicolau Vergueiro Geraldo Muniz, do Presidente do Legislativo Vilmar Felini, diversos Prefeitos da região e outras autoridades acompanharam uma extensa pauta. De início foi apresentado aos presentes o Projeto da Usina de Etanol Flex da rede Boa Vista de Carazinho. O coordenador geral do projeto, Jonatas Otto Nienow, sanou diversas dúvidas sobre o funcionamento da nova indústria.

O projeto busca fomentar economia regional, onde a principal matéria-prima da usina, a batata-doce industrial será produzida por agricultores de Carazinho e Região. O empreendimento vai operar o ano todo, produzindo até 40 mil litros de etanol/dia e gerando mais de 15 empregos diretos. A expectativa é de baratear o custo do etanol, baixando em até um real o preço atual para os consumidores.

O Secretário de Administração do município de Nicolau Vergueiro também destacou que este empreendimento dará a oportunidade ao pequeno produtor rural da nossa região com o plantio de alguns insumos, entre eles a batata-doce, que será utilizado na produção do etanol. “São insumos de custo acessível baixo e lucrativo, agregando renda aos pequenos produtores” finalizou.

Outro assunto que esteve em pauta na reunião foi sobre área da saúde. O assunto foi conduzido pelo responsável pela área de saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho, que abordou sobre os atrasos dos repasses estaduais da saúde, trazendo números e informações quanto aos atrasos de liberação de verbas por parte do Governo do Estado, além das perspectivas de pagamento para os municípios da região. Os atrasos com os municípios da Amasbi devem ser quitados em 15 parcelas pelo estado.

Na pauta ainda abordou sobre a judicialização na saúde, o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, além do convênio dos municípios com o IPE.

A reunião seguiu com assuntos gerais e de interesse dos municípios da região.

Contribuição: Assessoria de Imprensa AMASBI