Cestas alimentares são entregues através do PAA

61546013 2223726901271815 1976697108152975360 nNo dia 29 de maio de 2019, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o município de Nicolau Vergueiro iniciou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) através da entrega de cestas de alimentos para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

O PAA foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal com a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa é executado com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estados e municípios que demonstrarem interesse e se organizam para utilização do recurso segundo as normas do programa e os prazos de execução do convênio.

O programa funciona da seguinte maneira: os alimentos são adquiridos pelo município diretamente dos agricultores familiares para a distribuição à população em maior vulnerabilidade social. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial (exemplo CRAS) e para a rede pública de ensino.

A modalidade de execução do programa definida pelo município foi pela elaboração e fornecimento de cestas alimentares ao PBF e para as escolas EMEI Gelso F. Ribeiro, EMEF José do Patrocínio e a Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau Vergueiro. Neste mês, a cesta alimentar foi composta por sete itens, como pão e cuca colonial, suco de uva integral, feijão preto, batata doce, massa caseira e lingüiça suína; o custo médio de cada cesta entregue foi R$ 110,00 e foram distribuídos em torno de 1500 kg de alimentos doados para 80 famílias beneficiárias do PBF. Além, de outros itens também distribuídos entre as escolas já citadas. Nos próximos meses, novos itens vão ser acrescentados nas cestas de acordo com o fornecimento e a entrega dos produtos pelos agricultores familiares.

O processo de adesão ao programa iniciou em janeiro de 2018 e desde então foram cumpridas as etapas para chegar à execução do recurso. O prazo vigente do programa em Nicolau Vergueiro é até dezembro deste ano, com possível extensão para o próximo ano, mas depende de escolha e critério do governo federal.

O PAA no valor do recurso de 100 (cem) mil reais foi adquirido pelo município através do secretário executivo do MDSA, Caio Rocha, através da Secretária Municipal de Educação e Cultura; a coordenação do programa ficou a cargo do secretário Marcos Alisson Suptitz juntamente com a nutricionista Andressa Pelinson. Além disso, parcerias foram realizadas para a entrega das cestas através da coordenadora do CRAS, Cristina Hack; assistente social, Nádia Rebechi; psicóloga, Gabriela Luana Hennig Bordignon; secretária, Rejane da Silva Borba. E a disponibilização dos funcionários, Camila Dal Piva Scarpi, Janquiel M. dos Santos e Lucas D. Felini, para a montagem das cestas pelo Secretário da Agricultura, Odeli Franscisco de Souza.

Fonte: Nutricionista Andressa Pelinson
Fotos: Secretaria de Educação