Comitiva nicolauense cumpre agenda em Brasília

61212787 2222489621395543 6705034842066649088 n

Uma comitiva formada pelo Prefeito de Nicolau Vergueiro Geraldo Muniz, o Chefe de Gabinete Danilmar da Costa, o Secretário de Educação Marcos Alisson Suptitz, o Secretário de Obras Jair Strauss e o vereador Selmar Musskopf estiveram nos dias 20 e 21 de maio cumprindo agenda em Brasília. Também acompanharam as audiências o coordenador de projetos do Ministério do Desenvolvimento Rural Joaquim Carneiro Filho e o coordenador da Rota do Leite Via Lácteo da Região da Produção Saul Barbosa.

Na segunda-feira, 20, as lideranças participaram de uma reunião no Ministério da Cidadania com a secretária substituta Neuza Keifer e o secretário executivo da pasta João Roberto Carlos Cavalcante. O encontro pontuou a questão política do leite da União que visa atingir as famílias de baixa renda inscritas nos programas sociais como Bolsa Família e CadÚnico (Cadastro Único). Também foi discutido sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), visto que o município de Nicolau Vergueiro foi contemplado com o recurso no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) para aquisição de alimentos, oriundos da agricultura familiar, para ser entregue nos próximos dias às famílias cadastradas e selecionadas dentro dos programas sociais do CRAS. “Nosso município é um grande produtor de leite. E neste sentido, estivemos em busca de alternativas para melhorar a competitividade dos produtores, inclusive facilitar a comercialização de seus produtos” destacou Muniz.

A agenda também foi oportuna para solicitar aos órgãos competentes a ativação da indústria de queijo, que no momento se encontra inativa no município. O valor do pleito solicitado foi de R$300 mil reais para aquisição de equipamentos.

Já no segundo e última dia de compromissos na capital federal, as lideranças cumpriram agenda no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o Secretário Executivo da Agricultura Familiar Márcio Madalena. A reunião tratou sobre a Rota do Leite Via Lácteo da Região da Produção, juntamente com outros municípios inseridos na Rota, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite. Este programa abrange cerca de 25 municípios gaúchos da região de Frederico Westphalen e Nicolau Vergueiro.

Já no Ministério da Integração, foi buscado a viabilidade de um projeto que contempla pavimentação asfáltica entre Nicolau Vergueiro até a ponte sentido o município de Ernestina. O percurso total é de 9km e o investimento está avaliado em R$7 milhões. Além disso, esteve em pauta a possibilidade de implantação de projetos biodigestores.

A necessidade de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde também foi levada a conhecimento de diversos parlamentares, que se comprometeram em auxiliar com valores.

Em audiência com o Deputado Federal Márcio Biolchi, as lideranças solicitaram recursos para a construção de um ginásio de esportes, sendo que o município não possui local adequado para a prática esportiva. “Esta é outra demanda de extrema importância. Estamos batalhando para conseguir esta verba, pois conquistando este local, conquistaremos também mais qualidade de vida aos nossos contribuintes”, disse o Prefeito. Biolchi se comprometeu com o Poder Público e confirmou uma emenda parlamentar no valor de R$900 mil reais.