Conferência Municipal de Saúde debateu propostas e melhorias Nicolau Vergueiro

56899560 2191061344538371 2763905373025861632 n

A VII Conferência Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro mobilizou, na tarde do dia 10 de abril, quarta-feira, a comunidade nicolauense para o debate de propostas de melhorias na Saúde a partir do tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”.

O evento realizado no Clube de Mães contou a presença de autoridades como a Secretária de Saúde Rosicler Picoli Diehl, o Presidente do Legislativo Municipal Vilmar Felini, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Aline da Silva, entre outros secretários municipais, vereadores, integrantes do Conselho Municipal da Saúde, servidores públicos, estudantes da rede estadual e membros da comunidade em geral.

A abertura do evento foi realizada pela Secretária Rosicler, a qual deu boas vindas a todos e agradeceu pela expressiva participação da comunidade. Explanou sobre a importância do tema e da importância social e da comunidade nas ações públicas e da saúde. “Debater a promoção da saúde em defesa do SUS é, também, defender a democracia tão cara para nós. Todos sabemos que o SUS é a porta de entrada dos direitos sociais e implica na ampliação da diversidade”, disse a Secretária. Em seguida, o Grupo da Melhor Idade de Nicolau Vergueiro fez uma belíssima apresentação artística.

Além do debate, o evento trouxe uma pequena demonstração histórica da saúde pública no Brasil através de um vídeo, também a apresentação dos eixos temáticos, e dinâmicas em grupos.

Após o levantamento da situação da Saúde em Nicolau Vergueiro, foram eleitos delegados titulares e suplentes que representarão o município na conferência estadual, para onde serão levadas as sugestões da comunidade nicolauense.

Representantes de usuários:
Volmar Santin e Carlos Groth (titulares)
Maria ElisabetWinter e Marisa dos Santos (suplentes)

Representantes trabalhadores da saúde:
Jordana Peter (titular)
Andressa Pelinson (suplente)