RAIVA HERBÍVORA

raiva bovina morcego

Devido a casos de Raiva Herbívora em municípios próximos, a Secretaria de Agricultura do município de Nicolau Vergueiro faz uma alerta aos produtores e salienta sobre vacinação preventiva do rebanho animal.

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. A doença é transmitida pela saliva do animal e o transmissor é o Morcego Hematófago, que vive em ocos de árvores, casas abandonadas, fendas no chão, etc.

A Secretaria solicita para os produtores localizem os refúgios e comuniquem a Posto de Inspetoria Veterinária (PIV) para que sejam tomadas ações de controle da população de morcegos hematófagos.

Se algum animal suspeito mudar de comportamento e apresentar agitação, falta de apetite, fraqueza, paralisia nos membros posteriores, salivação abundante, dificuldade de levantar, e outros sintomas, comunique imediatamente a PIV.

Foto: divulgação internet