Abertura do 1° Seminário Intermunicipal de Educação é realizada na quinta (14)

51812051 2156059098038596 6895320825495289856 n

Na quinta-feira, 14 de fevereiro, foi realizada a abertura do 1º Seminário Intermunicipal de Educação - SIEDUC , no Salão Paroquial de Ibirapuitã. Com o tema“ Desafios da Educação em tempos de mudanças” o evento envolveu educadores das redes de ensino dos municípios de Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro, com uma extensa programação educacional com continuidade nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Além de professores, a abertura contou com a presença do Prefeito de Nicolau Vergueiro Geraldo Muniz, do Prefeito de Ibirapuitã Rosemar Hentges, dos Secretários de Educação Marcos Alisson Suptitz e Adriana Dalbosco, do Gerente da Unidade do Sicredi de Ibirapuitã André Micheletto, da dirigente municipal de Educação de Palmeira das Missões e vice-presidente da Undime RS, Nirlene Boeri, e dos vereadores Vilmar Felini e Fermino Gomes.

O encontro também trouxe apresentações culturais com a participação das alunas do Coral de Ibirapuitã Camile Andreia dos Santos, Ângela Titton e Jaine Duarte Padilha. O Balett de Nicolau Vergueiro também registrou presença e realizou duas apresentações.
Abrindo os painéis de palestras do seminário, Tiago Link, de apenas 11 de idade, trouxe muita emoção e motivação para plateia. Juntamente com seus pais e suas irmãs (a família Linck), o fenômeno encantou com sua alegria e exemplo de superação. O tema em pauta discutiu a importância de manter a família unida para conquistar sonhos, por mais difícil que seja.

Tiago nasceu com uma síndrome rara chamada de Tetra Amelia, caracterizada por uma falha na formação embrionária, que acarreta na ausência dos braços e as pernas. Estampado em camisetas, o lema dele é: "se você estiver triste, lembre-se de mim". Ele já participou do programa goblal Caldeirão do Huck, onde realizou o sonho de conhecer uma grande inspiração, Nick Vujicic. Nick também é palestrante, tem a mesma síndrome e viaja o mundo dando palestras e mostrando que é possível ser feliz com aquilo que se tem.

Os organizadores afirmam que esta formação foi um momento para reunir dezenas de educadores e discutir assuntos paralelos a educação de ambos municípios. Desde o início do ano letivo, as equipes de educação das secretarias dos municípios envolvidos vêm se empenhando para realizar um grandioso evento.

A programação teve continuidade no turno da tarde com a médica da Unidade Básica de Saúde de Ibirapuitã, Andriéli Poli Flores, que ministrou o painel "Primeiros Socorros". Na seqüência e encerrando as atividades do primeiro dia, ocorreu a palestra "Saúde do professor na atualidade: desafios e possibilidades" com Tiago Graff.

Shaiane Goulart